sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Dinâmica para reunião com os pais



Pessoal, encontrei essa dinâmica na internet...aproveitem!

Desenvolvimento:

Faça o desenho de um aquário do tamanho de um papel pardo e fixe-o na lousa.Coloque a música Peixe vivo para eles ouvirem e peça que cantem juntos...

Entregue aos pais um pedaço de papel sulfite (1/4) e peça-lhes que desenhem um peixinho, como desejarem... (coloque à disposição lápis preto e de cor, borracha, giz de cera, tesourinha etc.) e depois recortem.

Peça que, assim que terminem, vão à lousa e fixem seu peixinho no aquário.Após todos fixados, peçam para que eles observem o que realizaram e manifestem o que entenderam sobre a atividade. Deixe-os à vontade para falar.Se necessário, conduza a conversa para o lado da moral, da ética, do respeito às diferenças individuais.

Pergunte:
aTodos os peixinhos estão iguais?
aPor que são diferentes?
Porque todos somos diferentes, temos gostos diferentes, habilidades diferentes, conhecimentos diferentes.
aTodos os peixinhos estão indo para mesmo lado?Por quê?
Porque temos objetivos, metas e sonhos diferentes, caminhamos por caminhos diferentes, viemos de famílias diferentes etc.Mas, apesar de todas essas diferenças, todos são iguais nas suas necessidades de sobrevivência.
aComo podemos transferir essas idéias para a vida escolar?
aO que o aquário representa?
aQuem são os peixinhos?
aComo convivermos, sabendo lidar com essas diferenças, em casa e na escola?
E assim por diante, de acordo com o retorno dos pais.

As dinâmicas na sala de aula têm uma boa aceitação por parte dos pais e facilitam muito a relação escola-pais.

Final da reunião:Não finalize a reunião sem antes perguntar aos pais se eles têm alguma sugestão para melhorar a escola e como podem fazê-lo.

Agradeça a participação e se possível não os deixe sair sem uma pequena lembrança desse dia.

Reunião com os pais


A escola, com seu importante papel na construção da sociedade, não pode esquecer de no início do ano letivo ter um caminho para a busca da efetiva participação dos pais.


Temos essa importante responsabilidade (como nos diz a LDB em seus artigos 12 e 13). Além disso, trazer os pais até a escola é torná-los aliados na busca de melhorar o desempenho dos filhos.

Aqui vão algumas sugestões para professores e coordenadores:

1) Recepcionar os pais apresentando a escola, seus profissionais e espaços, suas atividades extra classes e as regras de funcionamento.


2) Reunião dos professores com os pais. Importante momento de expor a forma de trabalho, de mostrar as produções dos alunos, de adquirir informações sobre os familiares. Professores devem listar o que é relevante os pais saberem, não esquecendo de enfatizar principalmente a aprendizagem. Muitos professores costumam priorizar comentários negativos.


3) Organizar projetos que explorem a vida da comunidade, a integração e o conhecimento. Exemplo: pais, avós, profissionais relatarem história de vida na sala de aula, participar de oficinas junto com os filhos, torneios de integração, etc..


4) A comunicação é o segredo para uma maior participação dos pais. Utilizar o mural da escola, cartazes, avisos, bilhetes,.. sempre uma divulgação com antecedência .


5) Promover festas e eventos de integração com a comunidade.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Regras de convivência

Oi pessoal! Vejam as plaquinhas de regras de convivência que fiz. Espero que gostem!








quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Dinâmicas envolvendo alunos

Utilizando dinâmicas de grupo em sala de aula é possível estimular os alunos a alcançar uma melhor qualidade na percepção de si mesmo e do mundo e, conseqüentemente, nas relações estabelecidas consigo mesmo, com o outro e com o mundo.

Então, aqui vão algumas dinâmicas que gosto:


1) Meu nome é...

Objetivo: Propõe "quebrar o gelo" entre os alunos. Estimular a comunicação, o entrosamento, o conhecimento do grupo.

Desenvolvimento:Faça crachás com o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de uma roda. Peça que cada uma identifique seu nome. Incentive o reconhecimento das letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas percebam letras iguais em nomes diferentes.
Quando todas já estiverem com crachá, comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares). Agrupe as crianças de acordo com as afinidades.
Na etapa seguinte, peça aos alunos que desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o nome. Quem não souber escrever sozinho pode copiar do crachá. Depois de prontos, os desenhos são mostrados aos colegas e, em seguida, expostos no mural. Com os alfabetizados, a dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer uma lista de suas preferências.


2) Da confusão à ordem

Objetivo: Que a criança perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.

Desenvolvimento: Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido. O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial. Fonte http://www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net/index_arquivos/Page1448.htm


3) Brincadeira dos balões

Objetivo: Transmitir a eles a importância do trabalho em grupo.
Material: Rádio, CD, balões.

Desenvolvimento: Cada aluno enche o seu balão. Quando todos já tiverem enchido explique que terão que ficar jogando os balões para cima como se fosse uma peteca (mas de forma suave) de forma que não caiam no chão e que irá fazendo sinal aos alunos que deverão ir saindo da brincadeira. Os alunos que ficarem não podem deixar os balões caírem, os alunos vão saindo mas os balões que eles estavam jogando continuam no jogo.
No início será fácil mas à medida que você for acenando aos alunos para saírem os outros vão tendo cada vez mais trabalho para equilibrar os balões, cada vez em número maior que o de alunos.
Termine a brincadeira quando tiver apenas um aluno sozinho tentando manter todos os balões no ar. Pergunte a eles o que acharam , se foi fácil ou difícil. É hora então de você conduzir para a idéia que você quer (se algum aluno já não tiver feito isso) de que o trabalho em grupo também é assim, quanto mais elementos do grupo ficarem de fora na hora da execução, mais trabalho e menos chance de sucesso terão os que estiverem executando o mesmo.

Dinâmicas de grupo

Optar por um trabalho com dinâmica de grupo é permitir que as pessoas envolvidas passem por um processo de ensino-aprendizagem, onde o saber será construído junto, em grupo.

Além disso, as pessoas envolvem-se integralmente (afetivamente e intelectualmente) sendo desafiadas a analisar criticamente o grupo e a si próprios, construindo um novo olhar .
Por isso é importante que a dinâmica a ser utilizada tenha objetivos claros para que estimule essa produção do conhecimento.

Aqui estão algumas dinâmicas que aconselho numa reunião de professores e até de pais:

1) Dinâmica do Nome

Objetivo: Propor um "quebra gelo" entre os participantes. Facilitar a comunicação e o envolvimento. Ideal para o primeiro dia em que um grupo se encontra.

Desenvolvimento:Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.
Variação: O primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante.
Autor: Desconhecido

2)Dinâmica do Emboladão

Objetivo: Propor uma maior interação e observar a capacidade de improviso e socialização, dinamismo, paciência e liderança dos integrantes do grupo.

Desenvolvimento: Faz-se um círculo de mãos dadas com todos . O Coordenador deve pedir que cada um grave exatamente a pessoa em que vai dar a mão direita e a mão esquerda.Em seguida pede que todos larguem as mãos e caminhem aleatoriamente, passando uns pelos outros olhando nos olhos (para que se despreocupem com a posição original em que se encontravam).
Ao sinal, o Coordenador pede que todos se abracem no centro do círculo" bem apertadinhos". Então, em posição de estátuas dêem as mãos para as respectivas pessoas que estavam de mãos dadas anteriormente (sem sair do lugar).
Pede para que todos, juntos, tentem abrir a roda, de maneira que valha como regras: Pular, passar por baixo, girar e saltar.O efeito é que todos, juntos, vão tentar fazer o melhor para que esta roda fique totalmente aberta.
O Coordenador parabeniza a todos se conseguirem abrir a roda totalmente!
Autor: Desconhecido

3)Dinâmica: "Para quem você tira o chapéu"

Objetivo: Estimular a autoestima
Materiais: um chapéu e um espelhoO espelho deve estar colado no fundo do chapéu.

Desenvolvimento: O Coordenador escolhe uma pessoa do grupo e pergunta se ela tira o chapéu para a pessoa que ver e o porquê, sem dizer o nome da pessoa. Pode ser feito em qualquer tamanho de grupo e o animador deve fingir que trocou a foto do chapéu antes de chamar o próximo participante.
Autor: Desconhecido

Espero que gostem!
Rubem Alves

“Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu. Seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente...” “E, ficando mais rico interiormente, ele pode sentir mais alegria e dar mais alegria - que é a razão pela qual vivemos.”

“Já li muitos livros sobre psicologia da educação, sociologia da educação, filosofia da educação – mas, por mais que me esforce, não consigo me lembrar de qualquer referência à educação do olhar ou à importância do olhar na educação, em qualquer deles.”

“A primeira tarefa da educação é ensinar a ver... “É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo...”