quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Dinâmicas de grupo

Optar por um trabalho com dinâmica de grupo é permitir que as pessoas envolvidas passem por um processo de ensino-aprendizagem, onde o saber será construído junto, em grupo.

Além disso, as pessoas envolvem-se integralmente (afetivamente e intelectualmente) sendo desafiadas a analisar criticamente o grupo e a si próprios, construindo um novo olhar .
Por isso é importante que a dinâmica a ser utilizada tenha objetivos claros para que estimule essa produção do conhecimento.

Aqui estão algumas dinâmicas que aconselho numa reunião de professores e até de pais:

1) Dinâmica do Nome

Objetivo: Propor um "quebra gelo" entre os participantes. Facilitar a comunicação e o envolvimento. Ideal para o primeiro dia em que um grupo se encontra.

Desenvolvimento:Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.
Variação: O primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante.
Autor: Desconhecido

2)Dinâmica do Emboladão

Objetivo: Propor uma maior interação e observar a capacidade de improviso e socialização, dinamismo, paciência e liderança dos integrantes do grupo.

Desenvolvimento: Faz-se um círculo de mãos dadas com todos . O Coordenador deve pedir que cada um grave exatamente a pessoa em que vai dar a mão direita e a mão esquerda.Em seguida pede que todos larguem as mãos e caminhem aleatoriamente, passando uns pelos outros olhando nos olhos (para que se despreocupem com a posição original em que se encontravam).
Ao sinal, o Coordenador pede que todos se abracem no centro do círculo" bem apertadinhos". Então, em posição de estátuas dêem as mãos para as respectivas pessoas que estavam de mãos dadas anteriormente (sem sair do lugar).
Pede para que todos, juntos, tentem abrir a roda, de maneira que valha como regras: Pular, passar por baixo, girar e saltar.O efeito é que todos, juntos, vão tentar fazer o melhor para que esta roda fique totalmente aberta.
O Coordenador parabeniza a todos se conseguirem abrir a roda totalmente!
Autor: Desconhecido

3)Dinâmica: "Para quem você tira o chapéu"

Objetivo: Estimular a autoestima
Materiais: um chapéu e um espelhoO espelho deve estar colado no fundo do chapéu.

Desenvolvimento: O Coordenador escolhe uma pessoa do grupo e pergunta se ela tira o chapéu para a pessoa que ver e o porquê, sem dizer o nome da pessoa. Pode ser feito em qualquer tamanho de grupo e o animador deve fingir que trocou a foto do chapéu antes de chamar o próximo participante.
Autor: Desconhecido

Espero que gostem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário