sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Reunião com os pais


A escola, com seu importante papel na construção da sociedade, não pode esquecer de no início do ano letivo ter um caminho para a busca da efetiva participação dos pais.


Temos essa importante responsabilidade (como nos diz a LDB em seus artigos 12 e 13). Além disso, trazer os pais até a escola é torná-los aliados na busca de melhorar o desempenho dos filhos.

Aqui vão algumas sugestões para professores e coordenadores:

1) Recepcionar os pais apresentando a escola, seus profissionais e espaços, suas atividades extra classes e as regras de funcionamento.


2) Reunião dos professores com os pais. Importante momento de expor a forma de trabalho, de mostrar as produções dos alunos, de adquirir informações sobre os familiares. Professores devem listar o que é relevante os pais saberem, não esquecendo de enfatizar principalmente a aprendizagem. Muitos professores costumam priorizar comentários negativos.


3) Organizar projetos que explorem a vida da comunidade, a integração e o conhecimento. Exemplo: pais, avós, profissionais relatarem história de vida na sala de aula, participar de oficinas junto com os filhos, torneios de integração, etc..


4) A comunicação é o segredo para uma maior participação dos pais. Utilizar o mural da escola, cartazes, avisos, bilhetes,.. sempre uma divulgação com antecedência .


5) Promover festas e eventos de integração com a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário