quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Dinâmicas envolvendo alunos

Utilizando dinâmicas de grupo em sala de aula é possível estimular os alunos a alcançar uma melhor qualidade na percepção de si mesmo e do mundo e, conseqüentemente, nas relações estabelecidas consigo mesmo, com o outro e com o mundo.

Então, aqui vão algumas dinâmicas que gosto:


1) Meu nome é...

Objetivo: Propõe "quebrar o gelo" entre os alunos. Estimular a comunicação, o entrosamento, o conhecimento do grupo.

Desenvolvimento:Faça crachás com o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de uma roda. Peça que cada uma identifique seu nome. Incentive o reconhecimento das letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas percebam letras iguais em nomes diferentes.
Quando todas já estiverem com crachá, comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares). Agrupe as crianças de acordo com as afinidades.
Na etapa seguinte, peça aos alunos que desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o nome. Quem não souber escrever sozinho pode copiar do crachá. Depois de prontos, os desenhos são mostrados aos colegas e, em seguida, expostos no mural. Com os alfabetizados, a dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer uma lista de suas preferências.


2) Da confusão à ordem

Objetivo: Que a criança perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.

Desenvolvimento: Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido. O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial. Fonte http://www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net/index_arquivos/Page1448.htm


3) Brincadeira dos balões

Objetivo: Transmitir a eles a importância do trabalho em grupo.
Material: Rádio, CD, balões.

Desenvolvimento: Cada aluno enche o seu balão. Quando todos já tiverem enchido explique que terão que ficar jogando os balões para cima como se fosse uma peteca (mas de forma suave) de forma que não caiam no chão e que irá fazendo sinal aos alunos que deverão ir saindo da brincadeira. Os alunos que ficarem não podem deixar os balões caírem, os alunos vão saindo mas os balões que eles estavam jogando continuam no jogo.
No início será fácil mas à medida que você for acenando aos alunos para saírem os outros vão tendo cada vez mais trabalho para equilibrar os balões, cada vez em número maior que o de alunos.
Termine a brincadeira quando tiver apenas um aluno sozinho tentando manter todos os balões no ar. Pergunte a eles o que acharam , se foi fácil ou difícil. É hora então de você conduzir para a idéia que você quer (se algum aluno já não tiver feito isso) de que o trabalho em grupo também é assim, quanto mais elementos do grupo ficarem de fora na hora da execução, mais trabalho e menos chance de sucesso terão os que estiverem executando o mesmo.

2 comentários:

  1. estamos neste globosfera para compartilhar ideias, e veja que legal,sou sua primeira seguidora. Alcancei os 100 e estou maravilhada...Desejo que seus outros 99 seguidores cheguem logo. Sucesso! Vou divulgar seu blog no meu ,ok?

    ResponderExcluir
  2. adorei mande outras dinamicas para o meu gmail,para jovens por favor agradecida bjs.

    ResponderExcluir